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Boletim Informativo JBCepil- Windows - nº 001 | 13 de agosto/2010

Prezado Cliente

É de conhecimento público que o JB Cepil For Windows vem sofrendo grandes alterações em face das mudanças legais ocorridas nos dois últimos anos. Poucos profissionais conseguem acompanhar ou dimensionar o tamanho das modificações internas pertinentes, e a JB Software está conseguindo desenvolvê-las de forma antecipada ou, e na pior das hipóteses, dentro dos prazos legais, mas sempre com antecedência a este, a fim de dar oportunidade ao cliente de avaliá-la e estudá-la.

Um dos grandes desafios foi o processo de conversão da aplicação DOS para Windows, iniciado  em 2002 e que somente em 2007 se equiparou ao DOS, quando foi concluída a inserção de todas as funcionalidades existentes no software antecessor.
Uma informação desconhecida para muitos é que de 2009 até este momento a aplicação foi quase que inteiramente reescrita, novamente, em face das alterações legais, tais como:

- Alteração do Plano de Contas: Em face da Lei das SAs, que nos obrigou a uma modificação estrutural com o projeto em andamento. Ainda hoje sente-se o reflexo desta alteração, pois existem pontos que não estão conclusos e terão que ser novamente alterados em face de novas definições e dar maior agilidade a alguns processos como pesquisas, geração de balanço, etc;
- Reestruturação do Módulo da Contabilidade: Este projeto foi completamente modificado para atender na íntegra o versionamento do Plano de Contas, SPED Contábil, DVA, DFC, Balanço Comparativo, além de várias melhorias de ergonomia, estética e usabilidade. Todos os processos foram de grande monta, porém, para o usuário o resultado final parece ser pequeno, pois somente resultou em dois relatórios e um arquivo texto;
- Reestruturação do Módulo da Escrita: Com o advento do SPED Fiscal e NF-e foram inseridas mais de 100 tabelas para permitir o armazenamento de dados para o novo paradigma, que chega a monta de 3000% a mais de informações que para o SINTEGRA. Este projeto rendeu um grande volume de alterações, pois necessitou da implantação de uma nova metodologia de importação e digitação, que a princípio, deveria ser totalmente autônoma em face da disposição legal que dispensaria as demais obrigações acessórias, fato que não se concretizou, pois não houve dispensa por parte de alguns estados para o SINTEGRA, e todos, até o momento, não dispensaram a entrega da GIA, DIME, DCIP, MEA e outras obrigações acessórias, além das obrigações para com os municípios. Assim, o padrão que era para ser Nacional continuou com as especificidades Estaduais e Municipais, nos forçando a implementar na nova metodologia uma ponte entre o padrão antigo e o novo, trazendo maior complexidade aos processos de integração e manutenção, pois existem alterações publicadas já para 2011 e outras em andamento para 2011 e 2012.

De quebra, o novo paradigma do SPED PIS/COFINS, inseriu uma nova regra em nível de Serviços, que nos obrigou a reestruturar e remodelar também esta parcela da aplicação, para permitir o início dos trabalhos nesta nova metodologia.

- Reestruturação do Patrimônio: A lei das S/A’s trouxe os termos ‘Depreciação Real’ e ‘Reavaliação’. Com eles, teremos dois métodos de cálculo de Depreciação se houver divergência entre o que é a realidade de depreciação, desgaste ou exaustão para com as taxas publicadas pelo Governo, sendo que as diferenças serão controladas separadamente. Para isso, realizamos uma reestruturação completa prevendo esta e outras alterações, assim, o Novo Patrimônio atenderá aos cálculos de Depreciação Legal, Depreciação Real, Depreciação Incentivada, Depreciação Acelerada pelo uso de mais de um turno, Reavaliação a valor justo, valor presente e de mercado, sendo cada parcela controlada individualmente, gerando os lançamentos automáticos no Lalur, como Adição ou Exclusão, de acordo com a diferença entre os métodos.
Todo o processo de cadastro, cálculo e relatórios foram reescritos.
Nos dois últimos anos a equipe de desenvolvedores dobrou para trabalhar quase que única e exclusivamente para atender às necessidades impostas pelo Governo, sem deixar de lado as necessidades de ergonomia, estética, usabilidade e de mercado, da aplicação e dos usuários. Desta forma, paralelamente, mantivemos profissionais desenvolvendo ajustes para nos permitir algumas mudanças necessárias para o uso de vários bancos e preparando para troca de versão da linguagem de desenvolvimento.

A versão 2.25 é uma versão preparatória para a 3.0 que já contempla ajustes necessários para a próxima leva de alterações legais:

- Reestruturação completa dos Serviços, prevendo a permissão para:
* Lançamento de mais de um detalhamento de CFOP do ICMS para a combinação de Atividade + Tipo de Recolhimento + Alíquota + CFOP ISS, permitindo assim tratamentos diferenciados de contabilizações e o armazenamento do CFOP do ICMS para consultas e alterações;
* Inclusão de configurações e tratamento de Tipo de Recolhimento e CFOP ISS por leiaute. Bastará o usuário associar o Leiaute existente ao cadastro de município;
* Estes procedimentos foram necessários, pois a grande maioria dos municípios passou a exigir arquivos declaratórios, sendo que cada município mantém legislação própria regulamentatória.
* A alteração também foi necessária como preparatória para o início dos trabalhos da EFD Pis/COFINS.

A versão 3.0, a que será liberada após setembro, contemplará:
- Novo Patrimônio, incluindo 6 métodos de cálculo com integração automática com o Lalur;
- Novos Logs (Auditoria), 100% em banco, sendo que para idealização do processo algumas
alterações serão realizadas:
* A base do cliente será transportada (pump) para um novo banco que:
* Não permitirá mais o acesso pelo usuário SYSDBA;
* Conterá as Roles (regras) embutidas no banco com restrições por tipo de usuário;
* Todos os campos possuirão Domínios de Dados, o que permitirá um pouco de aumento de performance nos gbak backup e restore, bem como tratará da padronização dos tipos de dados dos campos para facilitar o trabalho com multi bancos; . Os campos do tipo ‘alfa’ conterão tipagem específica para tratamento dos caracteres especiais da língua portuguesa (acentuação), permitindo ordenação alfabética e ampliação na agilidade das pesquisas;
* Inclusão de usuários no banco para uso da aplicação, da JB, da revenda e do Cliente, com perfis de usuários distintos, a fim de evitar que se possa alterar registros de logs por fora da aplicação;
* Os logs estarão 100% centrados em bancos, retirando a responsabilidade da mão do programador de implementar ou não os logs de dados. Somente ficará a cargo dos desenvolvedores a programação de Logs de alertas e avisos, na metodologia antiga;
* A nova metodologia é praticamente transparente ao usuário e o tempo de gravação em comparação com o método atual aumentará consideravelmente;
* Permitirá a extração para um banco de backup de forma periódica, permitindo ao usuário/revenda limpar os logs antes de fazer backup para envio eletrônico, bem como configurar a periodicidade de extração;
* Inclusão de formulários de consultas práticos, permitindo ao usuário final consultar e rapidamente, de forma simples, identificar quem incluiu, alterou, exclui, bem como distinguir o que foi modificado;
* Extração de dados estatísticos de quantos registros cada profissional realizou considerando a data de registro ou a data base, por área, necessário para avaliar produtividade e cálculo de custos (JB contador);
* Extração de tempo de conexão por empresa a fim de fomentar a base de cálculo de custos de atividades por empresa (JB contador);
- Atualização do Componente RDPrint (componente de impressão em modo matricial) para versão 4C, com várias melhorias, inclusive permissão de pesquisa de texto na visualização;
- Atualização do Componente Report Builder (componente de impressão gráfico);
- Modificação dos Componentes SQLDataSet para JBClientDataSet com:
- Liberação dos novos componentes de pesquisa, principalmente do Plano de Contas com manutenção da estrutura hierárquica.

O processo de conversão para a versão 3.0 será lento, em face da conversão dos Logs e do Patrimônio, sendo que em bancos de 4 GB tem levado em torno de 6 horas nas nossas máquinas, então terá todo um procedimento que adotaremos para administrar da forma mais eficiente esta questão.

É importante verificar que em 1 ano precisaremos realizar uma reestruturação completa da  aplicação, semelhante a da reconstrução DOS/Windows, fato que levou 5 anos. E no próximo ano teremos uma nova reestruturação equivalente. Assim, pedimos escusas por transtornos ocasionados neste e no próximo período, pois se trata de períodos de transição necessários para as adequações legais e técnicas.

Cordialmente

Equipe JB Software      Equipe Socionsystem